FIGURAS

No Dia de São João, os rituais e danças contam com mais de 700 figurantes. Quase todos são de Sobrado ou possuem uma ligação com esta terra. Cada peça tem a sua função e esta tradição é extraordinária e peculiar porque todos os figurantes vivem este dia em paz, dando o melhor de si ao papel que vão desempenhar.

ESTARDALHADAS/ ENTRAJADAS

 

As Estardalhadas ou Entrajadas, também chamadas por alguns de “Crítica”, referem-se à sátira ou crítica social que um ou mais grupos de indivíduos fazem no Dia de São João. Este momento não faz parte da encenação da Bugiada e Mouriscada, nem é referido na história, mas também faz parte da celebração e da mística do dia.

 

 

Os integrantes desses grupos são normalmente de Sobrado, sendo a maioria do sexo masculino, podendo também haver participação individual. Pode ser movimentado a pé ou por veículos (normalmente carroças e manipuladores) transformados em carros alegóricos.

Os temas humorísticos e carnavalescos variam de ano para ano e visam promover a crítica burlesca e espiritual de questões e aventuras relacionadas com a vida local, nacional e internacional, ou de entidades associadas à tradição própria da Bugiada e da Mouriscada.