PERGUNTAS FREQUENTES
O que é o São João de Sobrado?
O São João de Sobrado é uma festa que ocorre em junho na Vila de Sobrado, no Concelho de Valongo, que inclui a famosa e tradicional Bugiada e Mouriscada, concertos, arraial com tendilhas diversas, fogo de artifício, entre outros espetáculos e atividades.
O que é a Bugiada e Mouriscada
A Bugiada e Mouriscada é uma festa tradicional e popular que recria uma lenda transmitida de geração em geração e que evoca as lutas entre mouros e cristãos pela posse da imagem de S. João Batista. Ocorre no dia 24 de junho em Sobrado.
Qual a diferença entre São João de Sobrado e Bugiada e Mouriscada?
A festa de São João de Sobrado incorpora todo o evento, nomeadamente o festival (que inclui arraial e romaria e que decorre nas noites anteriores ao dia de S. João) como também a Bugiada e Mouriscada (que ocorre apenas a 24 de junho).
Onde fica Sobrado?
Sobrado é uma vila que está integrada na Freguesia de Campo e Sobrado e no Concelho de Valongo. Integra ainda o distrito e a Área Metropolitana do Porto. Fica a 25 minutos do Porto e a 10 minutos de Valongo.
Como chegar a Sobrado?
É possível chegar por automóvel particular e serviços públicos de transporte.
Quem são os personagens da Bugiada e Mouriscada?
A Bugiada e Mouriscada tem como protagonistas o Velho da Bugiada (líder dos Bugios) e o Reimoeiro (líder dos Mourisqueiros). Os Bugios (Cristãos), os Mourisqueiros (Mouros), os advogados dos Bugios e dos Mourisqueiros, o Mensageiro, as crianças-bugio, os músicos da Bugiada, o Caixa dos Mourisqueiros e os Músicos da Banda de Música e o narrador são personagens que integram direta ou indiretamente a Bugiada e Mouriscada. É o caso do narrador que não integra a lenda, mas faz parte da encenação, envolvendo todos os presentes com a sua interpretação e narração da lenda da Bugiada e Mouriscada. (Ver Figuras da Festa)
Quem pode ser Bugio?
Podem ser Bugios todas as pessoas Sobradenses (homens, mulheres e crianças) que se sintam capazes de dançar a Bugiada e que respeitem as normas e tradições da Bugiada;
Quem pode ser Mourisqueiro?
Podem ser Mourisqueiros todos os rapazes solteiros (não podem ser casados, divorciados ou a viver em união com a/o parceira/o) que sejam Sobradenses, que saibam dançar as danças dos Mourisqueiros e que tenham o consentimento do Reimoeiro.
Onde posso alugar/ fazer fardas?
Existem várias pessoas que confecionam fardas de Bugio em Sobrado, sendo a mais conhecida a Casa Palheira (Rua Souto Pinheiro nº 460 Sobrado). Aqui é possível alugar/ comprar fardas e adquirir acessórios de Bugio e de Mourisqueiro, bem como artesanato da festa).
Que cuidados devo ter?
Esta é uma festa popular, que respeita algumas tradições e rituais. Não deve interferir nos mesmos, especialmente na Bugiada e Mouriscada. Nas entrajadas e rituais da tarde, existe uma grande interação com o público, mas quem conhece a festa sabe quando e como pode interagir. Se não conhecer a festa, assuma uma postura de assistente, evitando alguns riscos e sujidade.
Sou fotógrafo. Como devo proceder na festa?
Deve fotografar e captar o melhor da festa, sem interferir na mesma. Não pode entrar nas fileiras de Bugios e Mourisqueiros sem autorização do Velho da Bugiada ou Reimoeiro, correndo o risco de lesões ou de estorvar a realização normal dos rituais e danças. O melhor é, antecipadamente, contactar a Associação São João de Sobrado para que esta o auxilie na Festa e lhe entregue uma credencial de fotógrafo.
Como posso participar na festa?
Se é de Sobrado pode participar como Bugio, Mourisqueiro ou outro personagem da festa. Se não é de Sobrado pode apenas assistir uma das mais extraordinárias manifestações culturais e tradicionais de todo o continente europeu.
Sou de Sobrado. Como posso ajudar?
Se não é Bugio ou Mourisqueiro nem participa em nenhum dos rituais da festa poderá contactar a Comissão de Festas para auxiliar no Jantar dos Bugios e Mourisqueiros que decorre na Casa do Bugio e do Mourisqueiro, ou então na procissão. Pode ainda ser sócio da associação, apoiando a divulgação da festa ou então patrocinar diretamente a Comissão de Festas.
Há condicionamentos de trânsito?
Sim. Existem acessos condicionados, cortes de trânsito e alterações de sentido pelo que é obrigatório seguir a sinalização existente. O plano de mobilidade e transporte é sempre divulgado com antecedência.
Existem acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida?
Grande parte do recinto é plano ou acessível. Os acessos à Igreja Matriz e Casa do Bugio e do Mourisqueiro são adequados para pessoas com mobilidade reduzida. Para os visitantes que necessitem de estacionamento acessível poderão requer o free pass de mobilidade reduzida junto da organização antecipadamente. Para o acesso à missa de S. João para pessoas com mobilidade reduzida, existe um parque destinado para o efeito.
Quem organiza a festa?
A Associação São João de Sobrado é a entidade responsável pela organização da Festa de S. João de Sobrado, delegando habitualmente parte da organização na Comissão de Festas. A Junta de Freguesia de Campo e Sobrado e a Câmara Municipal de Valongo são coorganizadores em conjunto com a Associação São João de Sobrado, estabelecendo-se anualmente protocolos institucionais. Os Bombeiros voluntários de Valongo, Guarda Nacional Republicana e Proteção Civil encarregam-se com o socorro e segurança do evento, sempre em coordenação com a Associação.
Sou Bugio. Como devo proceder?
Como Bugio devo seguir a conduta dos Bugios, nomeadamente: participar em todas as danças e atividades dos Bugios, respeitando sempre as ordens do Velho e dos lugares; não passar ou permanecer no Largo do Passal (Campelo) antes da Dança de Entrada; comparecer na casa do Velho a partir das 07h30; participar no almoço na Casa do Bugio e Mourisqueiro, abandonando o edifício apenas quando for dada ordem pelo Velho; permanecer na formatura durante a “bênção”; só tirar a careta no jantar, quando se estiver a ser “benzido” pelo Velho, para comer o doce (no Quinteiro do Abade) e após o final da Dança do Santo ou em momentos/ lugares fora da vista; não estar à frente da serpe no momento da sua largada;
Sou Mourisqueiro. Como devo proceder?
Como Mourisqueiro devo seguir a conduta dos Mourisqueiros, nomeadamente: manter uma postura séria e austera durante todas as danças não sorrindo, não parar de dançar; abandonar a formatura em caso de desistência do seu par e caso não haja substituto; participar em todas as danças e atividades dos Mourisqueiros, respeitando sempre as ordens do Reimoeiro e dos lugares; utilizar a farda de forma correta e completa; ter a barba desfeita ou aparada; não passar ou permanecer no Largo do Passal antes da Dança de Entrada; comparecer na casa do Reimoeiro às 07h30; no momento das danças, estar sempre alinhado face aos restantes Mourisqueiros; não sair da formatura quando as danças terminam, aguardando indicações do Reimoeiro e lugares; participar no jantar, abandonando o edifício apenas quando for dada ordem pelo Reimoeiro; permanecer na formatura para a “bênção” e durante a prisão do Velho não é permitido soltar-se no cerco ao Velho.
Onde fica a Casa do Bugio e do Mourisqueiro?
A Casa do Bugio e do Mourisqueiro situa-se na Rua de Campelo nº 4756 em Sobrado, junto da Escola Profissional de Valongo. Aqui decorre o Jantar dos Bugios e dos Mourisqueiros entre as 8h30 e as 11h00, sendo habitual que exista interrupção do trânsito entre as 8h00 e as 13h00.
Onde fica a Casa do Velho da Bugiada?
A Casa do Velho da Bugiada varia todos os anos. Em 2024, a Casa do Velho da Bugiada, onde decorrerá a primeira dança da Bugiada, por volta das 8h00, localiza-se na Travessa da Fonte nº 52 Sobrado, junto do L&S Cosmetics.
Onde fica a Casa do Reimoeiro?
A Casa do Reimoeiro varia todos os anos. Em 2024, a Casa do Reimoeiro, onde decorrerá a primeira dança da Mouriscada, por volta das 8h00, localiza-se na Rua Deuladeu Martins nº 301, junto do Indoor Soccer de Sobrado.
Onde dormir perto de Sobrado?
Sobrado não dispõe de estabelecimentos de alojamento, no entanto, nas localidades vizinhas existem alguns estabelecimentos, nomeadamente: Meu Hotel Porto Gandra (Gandra-Paredes), Fiel Chef Alojamento Local (Campo-Valongo), Park Hotel Porto Valongo (Valongo), Porto Natura Loft (Valongo), Hotel Portas de Santa Rita (Ermesinde), Guestready (Valongo) e SuiteVintage (Valongo).
Onde comer na festa ou na freguesia?
Durante as noitadas e no dia de S. João, alguns estabelecimentos Sobradenses encontram-se abertos, servindo petiscos e refeições tradicionais e económicas, nomeadamente: O Engenho de Sobrado, Estica a Brasa, Estaminé, Tasquinha Miranda, Prensa Bar e Casa Rolo. No recinto da festa, existem também inúmeras tasquinhas com produtos alimentares variados, alguns com esplanada.
Adoro a festa. O que posso fazer para ajudá-la a ser mais conhecida?
Publicite a festa nas suas redes sociais, informe os visitantes externos a compreenderem melhor a festa e compre produtos de merchandising para oferta aos familiares e amigos.